Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Amizade e Arte Superando as Barreiras do Preconceito!

A Amizade Que Venceu o Preconceito


Uma linda amizade, nascida há dois anos, envolveu Sofia Cobucci, de 7 anos, e Vinicius Ribas, de 13, em um grande projeto sobre igualdade, respeito, inclusão e amor ao próximo. Vinicius, que deseja ser tecladista e baixista, tem desde bebê as duas visões comprometidas pelo glaucoma, e até o começo do ano deverá receber o transplante de córnea para um dos olhos. Sofia, espontânea, curiosa e com um dom para artes plásticas, prepara sua primeira exposição de telas para angariar fundos e bancar as próximas cirurgias do amigo. Tudo está acontecendo tão rápido na vida dos dois que recentemente tornaram-se personagens centrais em uma linha de produtos comercializados na internet.
 
A amizade nasceu dentro do condomínio onde mora Sofia, no Parque Imperador, em Campinas. Lá também mora o avô de Vinicius, e da curiosidade em saber porque o garoto não enxergava brotou uma amizade que deixou de lado qualquer diferença. “Ele é como se fosse um irmão para mim”, disse Sofia, enquanto abraçava o amigo. O laço entre as famílias foi reforçado, e a presença de Sofia na vida de Vinicius, e vice-versa, foi um dos principais ingredientes para que o garoto seguisse na luta pela visão.
 
Após passar por quase 30 cirurgias ao longo de 12 anos, e ter diagnósticos frios de alguns médicos, em 2015 Vinicius foi apresentado a um dos especialistas brasileiros mais conceituados quando o assunto é glaucoma. Foi Camila Cobucci, de 41 anos, quem indicou aos pais Giselle e Felipe um médico em São Paulo, e esse encaminhou o caso do garoto para o colega de Goiânia, Francisco Lima. 
 
Agora, Vinicius aguarda a estabilização da pressão do olho esquerdo para poder fazer uma nova cirurgia preparatória, e até fevereiro receber o transplante, explicou a mãe Giselle Ribas, de 33 anos.
Também está prevista para o fim deste ano a exposição “Luz dos Olhos”, que reunirá pelo menos 15 trabalhos feitos por Sofia. “Faltam mais seis telas para a exposição. Eu pensei em pintar imagens que ele possa ver assim que começar a enxergar”, disse. O abstrato pintado pela filha, segundo Camila — também artista plástica —, sintetiza o que é a garota: colorida e cheia de vida.
 
Para a exposição é certo que a trilha sonora será de Vinicius, escalado para tocar teclado — algo que faz desde muito pequeno. Com objetivo traçado, Vini falou de maneira convicta que levará adiante a carreira de tecladista e de baixista, mas que tem como projeto estudar animações em 3D. Sobre a possibilidade de voltar a enxergar, disse estar mais confiante do que nunca, e a primeira coisa que quer enxergar será a si mesmo, pelo espelho. Também quero ver como é o globo terrestre, e minha irmã Valentina (de 2 anos)”.
 
Amizade
 
“A Sofia é divertida, espontânea e espoleta”, falou o garoto. Os amigos andam pelo condomínio de mãos dadas, e a naturalidade com que interagem é vista como uma lição de igualdade pelas famílias. “A amizade deu muita força para o Vini. É verdadeira, tem a ingenuidade de duas crianças, e não tem qualquer preconceito”, disse o produtor Felipe Jardim, de 30.
 
Dessa amizade também surgiu a ideia de criar os personagens de uma linha de produtos que são vendidos na internet. Os produtos, como canecas, podem ser encontrados pelo site www.promundo.iluria.com e na página do Facebook Promundo Store. 
 
Visão pode ser recuperada em até 80%
 
Assim que Vinicius realizar o transplante de córnea sua visão esquerda poderá atingir 80%. De acordo com Giselle, o tempo de recuperação deve ser de dez meses até Vinicius chegar a essa porcentagem. Um alivio após anos de cirurgias e diagnósticos nada promissores para o futuro da visão do garoto. “Confiamos em todos os médicos e rodamos o Brasil. O que ele tem a medicina não compreende ainda. Fizeram muitas cirurgias erradas e o olho dele ficou sensível. Na última cirurgia o médico disse que ali tinha acabado as esperanças, e disse isso na frente dele.”
 
Gisele pediu a Camila para que seu filho ficasse mais próximo de Sofia, pois percebeu que aquela amizade começava a decolar e também a fazer bem para o garoto. Foi quando foram apresentados ao médico de Goiânia e um futuro promissor se abriu para a família. Agora, Vinicius precisa aguardar a liberação da Anvisa de uma sonda, que fará outro procedimento na visão, em novembro, até a sua cirurgia de transplante, provavelmente em fevereiro. Já a cirurgia do olho direito não tem data para ocorrer. Precisa passar por outros procedimentos até estar pronto.
 
Fonte:  http://correio.rac.com.br/mobile/2016/10/campinas_e_rmc/452378-a-amizade-que-venceu-o-preconceito.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...