Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O que Pode Realmente Chatear uma Pessoa com Síndrome de Down


Algumas atitudes costumam chatear bastante jovens e adultos com síndrome de Down. Desde falar com eles como crianças até achar que não podem ter um relacionamento. O Canal britânico BBC III produziu um vídeo da série "O que não falar", em que pessoas com síndrome de Down comentam algumas coisas que as pessoas costumam dizer a elas. Veja o resultado (tradução no texto abaixo): https://youtu.be/AAPmGW-GDHA
Tradução de Leandro Diaz Napolitano:
Vídeo BBC III


COISAS QUE AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ESTÃO CANSADAS DE OUVIR

Cena 1
Porque você nunca sabe o que pode sair da minha boca...

Cena 2
Tipo, "O que é síndrome de Down" a Bella está dizendo:?

Cena 3
- O que te deixa nervoso ?
- Fumar. Nigel Farage (político britânico).
- Você não gosta dele ?
- Nem um pouco.

(COISAS QUE AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ESTÃO CANSADAS DE OUVIR)
"PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NÃO PODEM TER RELACIONAMENTOS"

Cena 1
- É óbvio que elas podem ter relacionamentos!

Cena 2
- Beijar é meu passatempo favorito.
- É...
- Eu tenho que admitir!

Cena 3
- Você, realmente, é uma romântica.
- Ah, muito romântica!
- Sim.

Cena 4
- Eu gosto do William Hague e do George Osborne (políticos britânicos)... e do Justin Bieber... mas não do David Cameron (ex-primeiro ministro britânico). Blergh!

(PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NÃO PODEM APRENDER)

Cena 1
- "Pessoas com síndrome de Down não podem aprender".
- Há, há, há...
- Ah, sim... Claro... (sarcástica)

Cena 2
- Podem sim!

Cena 3
- Talvez às vezes elas precisem de um pequeno empurrão.
- É.

Cena 4
- Eu fiz curso de atendimento ao público, cabeleireira...

Cena 5
- Eu passei com 10 em todos os meus exames do ensino médio (Testes Gerais de Educação Secundária - GCES)

Cena 6
- Pessoas com síndrome de Down são só pessoas normais.

Cena 7
- Sabe, "Será que ela vai conseguir fazer isso ? Ela vai poder fazer aquilo outro ?". Eu digo, "Sim, ela vai poder fazer tudo, nós só vamos seguir o caminho com vista”. (o caminho com uma vista bonita é normalmente mais longo .

(ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN SÃO COMO CRIANÇAS)

Cena 1
- Esse é o nosso "preferido". "Adultos com síndrome de Down são como crianças"
- Oooh...

Cena 2
- Então, alguém já chegou pra você e te tratou como criança ?
- Sim. Paternalismo.
- Sim.
- Alguma pessoas chegam a virar a cabecinha de lado, assim...

Cena 3
- Oh, Deus a abençoe. Ela é linda! Quantos anos ela tem ? Infantilização, tá fora.
- Sim, por favor!

(SÍNDROME DE DOWN É UMA DOENÇA)
- Algumas pessoas tratam como doença. E não é.
- Não.

Cena 2
- Síndrome de Down é uma condição causada pela existência de um cromossomo extra.

Cena 3
- Isso não te impede de fazer nada, certo ?
- Isso mesmo.

Cena 4
- Nós trazemos ao mundo algo diferente que as outras pessoas não têm.

Cena 5
- Às vezes pessoas dizem coisas como “ela sofre de síndrome de Down”. A única coisa com que eu sofro é com atitudes ruins.

(AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NÃO PODEM TER UMA VIDA INDEPENDENTE)

Cena 1
- "As pessoas com síndrome de Down não podem ter uma vida independente". Eu espero que não!

Cena 2
- Claro que podem. Eu tenho uma vida independente!

Cena 3
- Eu quero morar com meu namorado.

Cena 4
- Eu não me importaria em morar em algum lugar com a minha namorada.

Cena 5
- Eu tenho a minha vida, saio com meus amigos e gosto de balada também.

Cena 6
- Se você se mudar eu pego minha suíte de volta...
- Então você quer que eu me mude hoje ?
- Não!
(
PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NÃO PODEM TER UM EMPREGO)

Cena 1
- "Pessoas com síndrome de Down não podem ter um emprego".
- Errado.

Cena 2
- Claro que elas podem!
- Sim! Claro que podem!
- Sim!

Cena 3
- Eu tive um monte de empregos diferentes.

Cena 4
- Eu trabalho em um salão de cabelereiro e eu amo!

Cena 5
- Eu trabalhei no comércio, depois em escritório, voltei para vendas, daí voltei para um escritório e agora, mídia!

Cena 6
- Eu também sou ator.

Cena 7
- Eu trabalho como atriz e dançarina.

Cena 8
- Você vai ser famoso um dia, Tommy!
- É, quem sabe mais do que isso!

Cena 9
- Um dia eu posso ser indicada para a novela "EastEnders" (novela britânica, há décadas em cartaz). A gente nunca sabe!

Cena 10
- Mas ela pode ser o que ela quiser. A menos que ela queira jogar para o Liverpool, nesse caso... Everton! (times de futebol britânicos)

(O QUE VOCÊ PENSA SOBRE EXAMES PARA DESCOBRIR SÍNDROME DE DOWN)

Cena 1
- Me chateia um pouco ouvir coisas sobre isso.

Cena 2
- Quando 90% das pessoas disseram que se livrariam de fetos se descobrissem que ele tem síndrome de Down eu fiquei chocada!

Cena 3
- Algumas pessoas acham que a síndrome de Down é uma deficiência severa, mas não é!

Cena 4
- Bebês com síndrome de down podem ser abortados até a 40ª semana de gestação!
- Eu ouvi isso.
- Enquanto bebês sem síndrome de Down obviamente tem o limite de 24 semanas, então eu acredito que temos uma questão ética aqui. (No Reino Unido, o aborto é permitido, sendo que no caso de fetos com deficiência, o prazo para a interrupção da gravidez é maior)

Cena 5
- Eu acredito que todos podemos viver vidas incríveis, não podemos ?!
- Sim!

Cena 6
- (Bebê chora)
- Ela não gosta do teste.

(VOCÊ DESEJARIA NÃO TER SÍNDROME DE DOWN?)

Cena 1
- "Você desejaria não ter síndrome de Down?" Não.

Cena 2
- Não! Por quê ? Eu sou assim, é parte de mim!
Cena 3
- Eu posso ter síndrome de Down, mas sem ela, eu acho que eu não seria eu mesma.
Cena 4
- Eu não quero isso. Eu quero que as pessoas vejam a síndrome de Down de uma forma positiva.
Cena 5
- O lema da minha vida é: "Síndrome de Down: E daí ?!"

Com:
Bekki Asher & Bethany Asher
Heidi Crowter & Sarah Gordy
Laura Burgess & Claire Minett
Sara Pickard & Tommy Jessop
E agradecimentos especiais para:
Bella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...