Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O Amor e a Música como Formas de Superação...

 
O amor de dois irmãos e a superação como combustível para motivar pessoas na carreira ou vida pessoal. Esse é o mote das palestras musicadas dos irmãos Leonardo e Eduardo Gontijo (Dudu do Cavaco), esse último com síndrome de Down, que têm sido ministradas com sucesso em empresas, instituições, faculdades e escolas espalhadas por todo o Brasil. No total, já foram mais de 70 palestras em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiros, São Paulo, Brasília, Recife, Campinas e interior de Minas.

O público diversificado vai de adolescentes de escolas públicas à executivos de empresas.  O que não muda é o sentimento que fica:  emoção e a percepção que mesmo com as limitações pertinentes a todos os seres humanos é possível vencer barreiras e obstáculos. “As pessoas percebem isso ao verem a superação ao vivo. O Dudu ali, participando da palestra, tocando cavaquinho e percussão, falando em público, dialogando. Assim elas se questionam: se o Dudu consegue eu também consigo ”, observa Leonardo.

De acordo com ele, a ideia das palestras começou a partir do livro Mano Down que escreveu sobre a vida de Eduardo. Na publicação, ele relata fatos desde às dúvidas da família quando soube da  síndrome de Down do irmão, passando pela rejeição em algumas escolas, até a consagração de Dudu como músico. Segundo Leonardo, o objetivo do livro foi esclarecer um pouco as pessoas sobre o assunto. “Deu tanto certo que viramos uma referência. Principalmente para as famílias com casos de síndrome de Down. Passamos a ser procurados para esclarecer dúvidas e dar dicas sobre o tema”,  lembra ele.

A partir daí surgiu o Projeto Mano Down, que tem como  objetivo dar maior  visibilidade as pessoas com Down. “Assim, fomos lançando alguns produtos para nos sustentar e crescer como camisas,  livros e CDs. E as palestras tornaram-se o nosso produto mais importante”, afirma Leonardo. Segundo ele, atualmente são realizadas em média quatro palestras por mês. Essas variam de formato, que duram de 1h10 ou 35 minutos, dependendo do tempo disponível e do assunto a ser abordado. “Adaptamos o conteúdo. Os temas mesmo são variados. Mas todas trabalham inovação, superação, motivação, liderança, sonhos, conquistas e amor”, explica Leonardo.

Atualmente a dupla tem feito em média quatro palestras por mês. Os irmão trabalham quatro temas: “O amor como combustível para superação de barreiras e construção de possibilidades”, “O amor como prevenção de acidentes de trabalho”, “O amor como base para a implantação do programa 5S” e “Adversidade e diversidade: superando a diferença e deficiências”. Segundo Leonardo, que também é professor universitário, tudo feito com carinho e preparo. “Estudamos e aprendemos muito sobre o que vamos falar. Por isso, creio que os feedbacks estão sendo tão positivos”, acredita.

Uma história de superação

Dudu do Cavaco, como é conhecido no meio artístico tem 24 anos. Já desfilou na Sapucaí, hoje toca na banda Trem dos Onze cavaquinho e percussão, e agora está prestes a realizar o seu grande sonho: gravar um  CD. Com isso, será o primeiro músico com síndrome de Down a gravar um disco solo no Brasil. Na sexta-feira, 19 de junho, em um show realizado no estúdio Trilha, situado no bairro Serra, ele irá apresentar algumas músicas que farão parte desse tão sonhado projeto, chamado Dudu do Cavaco e Banda. Na situação, também será apresentados trechos de um documentário, que juntamente com o irmão Leonardo, estão produzindo sobre a história de Dudu: “No Compasso do Amor”. São essas histórias e feitos que fazem do mineiro Eduardo Gontijo, hoje, uma das 20 pessoas com síndrome de Down mais influentes do mundo.

 http://minasinova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...